terça-feira, 30 de maio de 2017

Casa de Chico Mendes e Aeroporto de Belém homenageiam heróis brasileiros


José Aguilera/IPHAN
 
» ACRE
Xapuri
Depois de conhecer a realidade precária dos trabalhadores da região amazônica como seringueiro, Chico Mendes liderou um movimento de resistência pacífica que ganhou apoio internacional. O grupo defendia a floresta, os direitos dos trabalhadores e era contra a violência e a exploração dos patrões. Chico Mendes se envolveu em questões que envolviam a posse de terra — lutou contra donos de madeireiras, seringais e fazendeiros de gado. Por isso, foi ameaçado de morte várias vezes. Além disso, o herói foi responsável pela criação do movimento sindical no Acre, em 1975.

Como uma das pessoas que mais defenderam a ecologia, Chico Mendes ganhou vários prêmios e homenagens pelo mundo. A casa onde viveu seus últimos dias de vida, no centro da cidade de Xapuri, é o único bem tombado como patrimônio cultural nacional no Acre e foi recentemente restaurada. O imóvel é simples — uma casa cabocla —, feito de tábuas de madeira e coberto por telhas de barro. Lá dentro, os visitantes podem ver objetos pessoais e a cadeira onde o herói foi morto a tiros, em 1988.

FONTE[http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2017/05/29/interna_turismo,598519/o-norte-dos-destemidos.shtml]

Nenhum comentário: